“ECOMobilidade de Norte a Sul” foi um projeto audiovisual promovido pela Quercus – ANCN e financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Aviso “EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável”, que se enquadra na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e, em particular, no seu contributo para a descarbonização da sociedade e consequente independência de combustíveis fósseis, até 2050.

Este projeto pretendeu dar visibilidade a iniciativas, práticas e serviços de mobilidade sustentável em Portugal Continental, nomeadamente nas áreas dos transportes coletivos, da mobilidade elétrica e/ou partilhada, da mobilidade suave e de outros veículos ou formas de transporte alternativos, de baixo impacte ambiental, que foram ou estejam a ser adotados no âmbito da mobilidade urbana.


Foram utilizados dois formatos audiovisuais:


  • Minuto Verde”: rubrica ambiental apresentada pela Quercus na RTP1 desde 2006 aos dias úteis, de manhã (8h, 9h, 10h no programa “Bom Dia Portugal”) e de tarde (a partir das 17h30 no programa “Portugal em Direto”), consistindo em episódios de 60 segundos; no âmbito deste projeto, foram realizados 18 episódios do Minuto Verde, um por cada distrito do território continental, ilustrando um bom exemplo de ECOMobilidade.

  • Bora Ambientar”: formato audiovisual de curta duração para as redes sociais e televisão, do qual a Quercus foi parceria na 1ª temporada. No âmbito deste projeto, foram realizados 10 episódios do Bora Ambientar, dois por cada região NUTS II (excluindo ilhas), ilustrando um bom exemplo ou boa prática de ECOMobilidade.